quinta-feira, 17 de março de 2011

Três formas erradas e ineficientes de lidar com o pecado passado

Segundo Joshua Harris, em Garoto encontra garota

“1 – Minimizar o pecado
O homem tenta minimizar o pecado. Nós tentamos escapar de nossa culpa fingindo que o que fizemos não foi tão ruim. Mudamos nossos valores morais para que eles se adaptem ao nosso comportamento. Subestimamos o pecado e nunca lhe damos o nome que merece. Ao invés disto, dizemos que éramos ‘ousados’ quando jovens. Culpamos nossos invisíveis e incontáveis ‘hormônios’ por nossas atitudes. O pecado não era muito grave, dizemos a nós mesmos. Além do mais, ‘somos humanos’.

2 – Ignorar a santidade
Outra forma errada que o homem usa para se desfazer do pecado é ignorar a santidade do Eterno – assumir que o Eterno é tão tolerante ao pecado quanto nós somos. Esta abordagem é a mais popular entre as ‘pessoas religiosas’, que nunca rejeitariam o Eterno completamente, mas ainda assim não querem se incomodar com a ideia de que um justo juiz que é santo e os chama para serem santos (1Pe 1.15,16). Ao invés disso, tornamos o Eterno à nossa imagem e fingimos que, como nós, ele está disposto a não se importar com o pecado.”

3 – Vivendo uma autojustificação [justiça própria]
A autojustificação pode ser expressa de diversas formas e é vista na vida a pessoa que se choca ao ver que é capaz de pecar. ‘Eu não acredito que fiz isso’, ela diz. Por que está tão surpresa? Porque ela se vê como uma pessoa basicamente boa, ao invés de inerentemente ímpia. Infelizmente, sua tristeza em relação ao pecado não é pelo fato de desobedeceu ao Eterno, mas porque falhou em conseguir viver de acordo com a superestimada opinião que tem de si mesma.
A autojustificação também é expressa pela pessoa que se recusa a aceitar o perdão do Eterno. ‘Eu não consigo me perdoar’, ela diz. ‘Talvez o Eterno consiga, mas eu não.’ Ela pode parecer piedosa, mas afirmações como estas são uma forma de orgulho reverso, que diz: ‘Meus padrões são superiores aos do Eterno’. Ao invés de humildemente reconhecer que seu pecado foi contra o Eterno e que somente ele pode limpá-lo, ela tenta se tornar o seu próprio salvador. Tenta suportar sua própria punição, pagar penitência ao se remoer em culpa, fazendo boas obras ou conseguindo a graça do Eterno através da obediência.”

A maneira correta de lidar com o pecado passado é confessar e deixar o pecado.
"Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia." Provérbios 28.13